A psicoterapia psicanalítica é um método e uma técnica terapêutica inspirada nas teorias psicanalíticas que tem como objectivo proporcionar ao indivíduo um melhor entendimento do seu funcionamento mental e a resolução dos seus conflitos internos.
Fundamenta-se no princípio de que experiências dolorosas e difíceis do passado podem afectar o modo como nos comportamos e nos relacionamos no presente, explorando a clarificação e a compreensão dos vínculos entre o passado e presente, no aqui e agora da sessão terapêutica.
Trata-se de um processo gradual no qual o paciente é convidado a explorar juntamente com o terapeuta, num ambiente seguro e confidencial, os seus sentimentos, pensamentos e fantasias de forma a compreender as causas do seu sofrimento mental.
A Psicoterapia Psicanalítica visa a mudança profunda e duradoura da personalidade do sujeito bem como da qualidade das sua relações interpessoais, não sendo um processo de resultados imediatos mas sim graduais, adaptados à medida de cada um. Assim a sua duração dependerá de pessoa para pessoa.
A sua frequência pode variar de uma a três vezes por semana e as consultas têm a duração de 45 minutos.